Escolha uma Página

Limite de uso da internet: como impacta o freelancer?

O Facebook e demais redes sociais andam bombando com memes, gifs e “textões” sobre o limite de uso da internet que será implementado pelas grandes empresas de telefonia até 2017. GVT (agora, da Vivo), Vivo, Oi e Net já anunciaram o limite de uso da internet para seus serviços de internet banda larga fixa e o mundo todo está surtando por conta disso – e com razão. Mas como isso impacta nosso consumo diário? Mais importante ainda: como isso impacta nossa carreira de freelancer?

Tatuagem de glifo: a história por trás da sua glyph tattoo

As tatuagens de glifos, ou glyph tattoos, viraram tendência. Experimente pesquisar “glyph tattoo” no Pinterest e seu dedo vai ficar cansado de tanto scrollar pra baixo nos resultados. Especulo que centenas de milhares de pessoas, no mundo todo, tenham tatuado glifos em sua pele a partir de uma tabela reproduzida em diversos idiomas e cores, uma tabela conhecida apenas como “Glyphs”. Mas com a viralização no Pinterest, você sabe ao certo de onde veio sua tattoo? Eu sei! Vem descobrir.

O freelance coaching que é a orientação a profissionais que pertencem ao mercado freelance. Pessoas livres, que trabalham por conta própria e fazem seu próprio horário. O Freelaholic está se organizando para oferecer aos leitores o serviço de Freelance Coaching, para os que estão começando ou estão no mercado há mais tempo, que estão enfrentando alguma dificuldade e querem uma opinião imparcial de um colega do mercado freelance. Mas, como não somos uma equipe gigantesca, temos apenas 500 vagas para o grupo de Freelance Coaching. Então, corre aqui neste artigo para se inscrever no programa de Freelance Coaching Grátis!

Muitas pessoas me procuraram com dúvidas quanto à declaração de imposto de pessoa física, em comparação com a de pessoa jurídica. A verdade é que é muito comum ouvir falar por aí que é possível economizar muito nos impostos abrindo uma empresa. E isso acontece porque o imposto de pessoa física (sobre CPF, e não CNPJ) trabalha com alíquotas, isto é, porcentagens variáveis. Quer tema melhor pra inaugurar o podcast do Freelablog? 😉 Venha aprender mais sobre impostos e como lidar com eles na carreira freelance.

Freelablog: Freelance coaching e mentoring grátis!

Agora, vamos compartilhar no Freelablog dicas de Freelance Coaching, para orientar profissionais freelance em suas carreiras. Se você deseja ter um negócio próprio e trabalhar como profissional freelance, aproveite toda semana nossos conteúdos de freelance coaching e mentoring no Freelablog! Mas, antes, aprenda o que é o coaching e como isso pode ajudar você em sua carreira de profissional autônomo. Vem ler! 😉

Trabalho freelancer: 3 motivos para parar de procurar emprego

Conheço muitas pessoas que hesitam, que não cansam de procurar emprego, de se frustar em empresas que não exploram seu total potencial ou que dão a elas tarefas chatas ou fora do escopo de seu trabalho. O trabalho freelancer é a melhor forma de deixar seu chefe pra trás e ter sua própria autonomia, para escolher com o que – e com quem – você deseja trabalhar. Mas será que essa é a escolha certa para você? Aqui vão 5 motivos para você achar que SIM! ^^

Lidando com uma morte na família – como trabalhar?!

Quem sou eu para dizer para você o que deve tomar prioridade na sua vida? Sou ninguém. Uma colega de mercado, no máximo. Alguém que entende suas dificuldades e necessidades por passar pela mesma situação, por viver a mesma carreira de profissional autônomo. Além disso, sou alguém que, recentemente, perdeu um familiar muito amado. Por isso, resolvi escrever este post. Saiba como lidar com esta fase difícil, sem deixar prejudicar sua carreira – nem sua saúde emocional.

A batalha do autônomo: vida profissional versus pessoal

Todo profissional vai se deparar, em algum momento da vida, com uma encruzilhada dessas, em que deverá escolher entre sua vida pessoal e profissional. A verdade é que o profissional autônomo está sempre mais propenso a escolher a vida profissional em vez de seus dilemas pessoais – afinal, o autônomo não conta com um salário fixo, então, deixar de trabalhar para resolver um problema pessoal acaba significando, também, deixar de receber – ten$o! Leia para saber como garantir o empate no duelo entre o Pessoal e o Profissional.

Os perigos do multitasking

A tecnologia está presente nas nossas vidas, muitas vezes mais do que nossos amigos e familiares. Inclusive, a presença de nossos amigos e familiares é facilitada pela tecnologia que temos à nossa disposição. Quantas vezes interrompemos um pensamento para responder a um SMS de um amigo ou atender uma tia no telefone? Ou até responder um e-mail de trabalho, que seja. Todas essas pequenas interrupções, normais para quem está acostumado com multitasking, têm efeitos negativos. Descubra como lidar com eles e conciliar todas as obrigações da vida freelance de forma saudável.

O Poder das Mídias Sociais para a sua empresa

Você, como todo dono de negócio, deve ter como objetivo o aumento dos lucros da sua empresa. Naturalmente, todo sucesso pode ser ainda maior. Não existe limite para o sucesso – e nem para o negócio bem-sucedido.

Agora, responde para mim: através de que mídia você consegue atingir, com baixos custos, mais de 1 bilhão de pessoas, incluindo aquelas que você quer – e precisa – atingir especificamente, evitando a dispersão da atenção e podendo usar recursos como fotos, textos, sons, vídeos e a interação de outras pessoas para aumentar a atratividade do seu conteúdo?

Bem, se você não respondeu “mídias sociais”, você definitivamente precisa ler esse artigo.

Cliente satisfeito = publicidade gratuita! Usando o sorriso de seu cliente a seu favor

Há muitas formas de se diferenciar da concorrência. Mas o diferencial principal que todo freelancer deve buscar é a satisfação do cliente, em todos os sentidos. E clientes satisfeitos irão naturalmente indicar o profissional que o impressionou com um trabalho bem feito, entregue no prazo e por um preço razoável.

Ou seja: você não precisa ser o profissional mais qualificado do mercado, não precisa trabalhar em tempo recorde, nem trabalhar praticamente de graça. Tudo o que você precisa fazer é tratar cada cliente como o cliente mais importante do mundo. Até porque, para o profissional autônomo, todo cliente faz muita diferença.

Diferencie-se da multidão

Para muitos, fica clara a concorrência que temos que enfrentar no mercado de profissionais autônomos. Entre os profissionais de design e comunicação, principalmente, temos que disputar com os “sobrinhos” e “afilhados” dos clientes, que estranhamente parecem ter as habilidades necessárias (e preços menores) para cuidar de certas tarefas. Então, nosso objetivo deve ser a diferenciação. Mas como? Aqui vão 6 formas!

história de fascínio #1: nosso amigo do Outback

A palavra fascínio, ou fascinação, é usada normalmente no sentido de paixão (tipo “és fascinação, amor”). Mas, na coluna temática “histórias de fascínio”, não vou falar desse tipo de fascinação. Como escrevi no último post, a ideia dessa coluna surgiu do trabalho da teórica Sally Hogshead, que explica que pessoas fascinantes são aquelas que usam seus traços de personalidade como uma forma de agregar valor. Então, nessas histórias, contarei para vocês sobre profissionais reais que se destacaram por agregarem valor aos seus serviços e que, por isso, conquistaram um lugarzinho no meu coração.

“histórias de fascínio”

Fascinação ou fascínio é o sentimento que resulta daquele fator mágico que uma pessoa tem, que nos cativa automaticamente. A fascinação cria uma preferência automática em nosso cérebro por aquela pessoa específica, aumenta nosso foco no que a pessoa faz ou diz e nos deixa pré-dispostos a “ir na onda” dessas pessoas. E, mal ou bem, é isso que nós, autônomos, devemos fazer no mercado de trabalho. Este artigo traz uma pequena reflexão sobre isso.

ser ou não ser (autônomo): eis a questão

Já trabalhei por 5 anos em empresas. Isso é muito pouco tempo, se você parar pra pensar nos profissionais que ficam 10 anos na mesma empresa. Mas já foi tempo suficiente pra eu perceber que não é lá minha praia. Gosto de empresas que investem em seus profissionais, que não os vêem como descartáveis, e sim como um “membro da família”. Por uma empresa assim, eu largaria minha autonomia FELIZ.

Mas enquanto não encontro essa empresa mítica, defendo os prós da vida freelance. Neste artigo, vou tentar ajudar você a ver se essa é a escolha certa pra você. Vem!

Montando seu escritório

“Não posso ter uma mesa de trabalho dentro do meu quarto. Tenho que ter uma cama no meu escritório – e é totalmente diferente”. Entenda essa distinção sutil e sabia como montar uma estrutura de trabalho em qualquer ambiente de sua casa!

Eu não costumo achar legal temer o desconhecido. Mas, no mercado de trabalho, o desconhecido é justamente quem pode passar você pra trás. Anotou?

Leia mais

um parêntese: não seja o bonzinho trouxa!

Ao longo de minha carreira, pude aprender – da pior maneira -, que autônomo bonzinho demais só serve pra ser passado pra trás. Triste, preferia que não fosse verdade! Então, “escutem” a voz da experiência – se cerquem por todos os lados. Porque, quando se trata de cliente, tem muitos por aí querendo ganhar seu serviço sem ter que pagar depois. Não sejam o “bonzinho trouxa”. Prefiram sempre o papel de “bonzinho esperto”. Saiba como se proteger no trabalho freelance com essas reflexões.

Pin It on Pinterest