Olá, pessoal e sejam muito bem-vindos a mais um post do Freelablog. É um prazer estar aqui e ter esse canal pra falar para vocês sobre como é fácil encontrar o seu lugar merecido no mercado de trabalho. Conheço muitas pessoas que hesitam, que não cansam de procurar emprego, de se frustar em empresas que não exploram seu total potencial ou que dão a elas tarefas chatas ou fora do escopo de seu trabalho. O trabalho freelancer é a melhor forma de deixar seu chefe pra trás e ter sua própria autonomia, para escolher com o que – e com quem – você deseja trabalhar.
Como falei na semana passada para os alunos das turmas 200 do Colégio Cruzeiro, minha eterna escola, onde fui palestrar sobre a carreira freelance: o mercado de trabalho está cada vez mais flexível. Se você cansou de procurar emprego e não está encontrando seu verdadeiro lugar no mercado de trabalho, CRIE! Crie o seu lugar, crie o seu cargo, crie o seu negócio e conquiste sua independência como trabalhador autônomo. A seguir, 3 motivos pra você parar de procurar emprego e adotar o trabalho freelancer!
1. O trabalho freelancer une realização pessoal à profissional
Para quem acha que realização pessoal e realização profissional são coisas diferentes, dou aqui uma boa notícia: não é verdade! Esse tipo de pensamento, é claro, é válido para quem trabalha das 8h às 18h, faz parte de uma cadeia hierárquica na qual tem vários chefes e passa 8h úteis todo dia de semana fazendo o que não gosta porque precisa de dinheiro – ou por que não quer passar de novo pelo processo de procurar emprego, cada dia mais difícil!
A verdade é que, quando você usa o seu trabalho para realizar seus desejos pessoais, você transforma sua vida profissional em realização pessoal. Imagine acordar a hora que você quiser, trabalhar de casa, não ter limites para seus rendimentos mensais, etc etc… Isso você conquista por meio do trabalho freelancer, não por meio de uma CLT. Então, considere essa modalidade de trabalho e veja na prática que a realização profissional e pessoal podem, sim, andar de mãos dadas.
2. Procurar emprego está cada dia mais difícil e competitivo
O mercado de trabalho está cada dia mais competitivo. É por essas e outras que não basta mais um diploma de graduação: a concorrência é tanta que você precisa ser cada dia melhor, mais estudioso, mais dedicado. A partir daí é que surgiu a tendência da Educação Continuada.
Com isso, o mercado de trabalho está cada dia pior para quem está a procurar emprego. Maior concorrência e menos oportunidades de emprego fazem com que as pessoas fiquem meses e meses se dedicando ao processo de mandar currículos. Enquanto isso, outras pessoas usam esses mesmos meses para abrir um negócio, construir uma marca e um negócio próprio.
O mesmo tempo que você dedica a procurar emprego você podia estar dedicando a CRIAR seu próprio emprego. E vamos falar mais sobre isso aqui no blog, basta você continuar lendo nossos posts pra aprender a fazer isso (segue a gente no Facebook que fica mais fácil de ficar por dentro de posts novos!). Então, vale a pena pensar em parar de procurar emprego e se jogar numa aventura que pode ser a melhor conquista da sua vida: ser trabalhador autônomo.
3. Como trabalhador autônomo, você tem mais controle sobre sua vida profissional
Além das conquistas óbvias de acordar a hora que você quiser e não precisar dar satisfações a ninguém, o trabalho freelancer traz outras vantagens. A principal delas é você ter um maior controle sobre sua vida profissional.
Como falamos, procurar emprego pode ser um processo muito penoso e fica ainda pior quando você descobre que não se encaixa tão bem na empresa na qual entrou. O mercado de trabalho tradicional tem disso: quando você finalmente consegue um emprego, percebe que não se sente em casa ali, não gosta da equipe ou não está trabalhando com o que realmente faz você feliz.
Como trabalhador autônomo, você consegue controlar o que você faz diariamente e trabalha apenas com o que você gosta. Da mesma forma, não corre o risco de ser mandado embora, de ter que fazer algo que você não gosta, nem de aturar outros colegas de trabalho desagradáveis ou antiéticos.
—–
Como vocês podem ver, o trabalho freelancer é uma ótima escolha para quem quer pegar as rédeas de sua vida e controlar seu próprio rumo. Chega de ficar à mercê do mercado de trabalho. Se é para encarar concorrência, que seja em um regime de trabalho flexível, no qual você consiga se realizar pessoal e profissionalmente.
Tem inseguranças sobre a vida freelance? Deixe suas perguntas e opiniões nos comments abaixo! Bons negócios!